terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Branding 3.0 - A sustentabilidade não é só verde!

Conceito - por Fabio Gelli da Tátil

O Branding 3.0 é uma abordagem que estamos construindo de forma coletiva, estudando muito, compartilhando saberes, debatendo e formando nossa rede. Acreditamos que a soma da investigação de branding, que traz aspectos sutis, intangíveis e emocionais, aos aspectos mais técnicos, hoje abordados de forma independente por consultorias de negócios e sustentabilidade, pode trazer uma análise muito mais completa e genuína para as marcas.

A idéia é colocar a lente econômica, social, cultural e ambiental para avaliar o posicionamento das marcas no atual paradigma de negócios e, num mergulho profundo, rever sua essência, seu propósito, sua razão de ser. Depois de um grande diagnóstico, colocar a lente de cada marca, que é única, e reposicioná-la no novo paradigma de negócios, que precisa gerar valor sustentável para as pessoas, as empresas e o planeta.

Por seu caráter multidisciplinar, esse Branding 3.0 vai formar uma rede de pessoas, parcerias e saberes 100% adequados às necessidades de cada marca. Por seu caráter integrador, vai construir uma bússola e instrumentalizar os públicos estratégicos de cada marca, ajudando-os a serem muito mais eficazes e alinhados. Cada marca vai encontrar seu caminho para o futuro, sem seguir as cartilhas verdes ou sociorresponsáveis, ao contrário, cheias de personalidade, trazendo seus melhores talentos e competências, sua potência essencial.

Muitas vezes, nossa grande inspiração virá da natureza, dos bionegócios, em que os ecossistemas são regidos pela lógica de que cada ser dá um pouco de si e recebe um pouco dos outros, gerando benefícios para todos. Só assim teremos um futuro feito de diversidade, interdependência e relações ganha-ganha.

Faltam 46 dias para o Outono

O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno. Ela se inicia entre 22 e 23 de setembro no hemisfério norte e entre 20 e 21 de março no hemisfério sul. O horário de início da estação é definido pelo instante em que o Sol atinge o Zênite de um ponto situado no Equador, de forma que a área iluminada pelo Sol seja igual nos dois hemisférios.

Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões, entre outras. No Brasil, os índices pluviométricos durante o Outono variam geralmente entre 150 a 400 mm. Em virtude da entrada de frentes frias, as temperaturas no país são mais amenas nessa estação; as mínimas variam entre 12ºC a 18ºC e as máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.

Entre outras características do outono, podemos citar a diminuição da umidade do ar, além do fato dos dias e das noites terem a mesma duração. No hemisfério norte, uma das características principais da estação é a mudança da coloração das folhagens das árvores, que passam a apresentar tons amarelados e avermelhados. É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.