segunda-feira, 31 de agosto de 2009
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Até quando você agüenta a PRESSÃO 2 e 3
Art & Copy
Nada de blockbusters hollywoodianos, o filme que você vai querer assistir nesse mês de agosto é “Art & Copy”. Dirigido por Doug Pray, é um documentário sobre propaganda, sim, essa criatividade em série (muitas vezes nem tão criativa assim) que invade nossas vidas.
Pray conversou com uma porrada de grandes nomes da indústria, para traçar um cenário de influência e impacto da publicidade na nossa cultura. Passando pela chamada revolução criativa da década de 1960 e chegando até os dias de hoje, o filme mostra porque pessoas com espírito rebelde e criativo acabaram caindo em um negócio geralmente associado com mediocridade e manipulação.
Segundo o próprio Doug Pray, sua intenção com “Art & Copy” é influenciar artistas e escritores a criarem algo mais significativo, social e divertido. Vai um pouco pro lado daquela teoria de que todo publicitário é um artista frustrado. Lee Clow, Dan Wieden, David Kennedy, Rich Silverstein e Jeff Goodby são alguns dos entrevistados por Pray: “11 pessoas que você provavelmente não conhece, mas que afetam a sua vida”.
“Art & Copy” estréia em cidades selecionadas nos EUA no dia 21 de agosto. No Brasil, sem previsão, provavelmente nem deve passar pelos cinemas daqui.05 de Novembro de 2009. Simpósios Internacional e Brasileiro sobre Design Sustentável
Mais importante evento científico da América do Sul sobre design sustentável, o Simpósio Internacional sobre Design Sustentável (ISSD), organizado em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS), já tem data programada: dias 5 e 6 novembro, na Universidade Anhembi Morumbi,
O evento, que já conta com quatro palestrantes estrangeiros confirmados, visa reunir design profissionais, acadêmicos, governo e indústria para discutir conceitos, ferramentas e metodologias sobre a concepção contribuição para uma sociedade mais sustentável.
Simpósio tem o apoio do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), da Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil (AEND | Brasil) e da Rede Brasil de Design Sustentável.
A coordenação científica é do professor Aguinaldo dos Santos, da Universidade Federal do Paraná. Informações pelo e-mail asantos@ufpr.br .
Conceito: O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Show: Ricardo Silveira Trio
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Modest Mouse lança clipe dirigido por Heath Ledger
Orquestra Leviana na Sala Baden Powell com participação especial do Miltinho, do MPB4.
O show contará com a participação especial do Miltinho, do MPB4. Integrante do MPB4 desde o seu surgimento, há 45 anos, Miltinho é autor de canções como "Cicatrizes" (com Paulo César Pinheiro) e "Angélica" (com Chico Buarque), além de ter feito a versão em português para "Por quem merece o amor", de Silvio Rodriguez.
Ingressos a R$ 10,00.
Lista amiga a R$ 5,00 (e.mail para contato@bateiacultura.com.br)
Só design não basta
E então temos uma idéia central: RESPONSA - HABILIDADE
Estamos falando de situações sociais nas quais pessoas com um talento específico, uma paixão específica ou uma habilidade profissional – seja ela fotografia, arte, escrita, design gráfico, música ou poesia - possam fazer parte de um movimento de expressão colaborativo de maneira a acrescentar alguma coisa sem dominar e sem distorcer o processo.
Esse tipo de movimento te leva além da identidade de designer – quando realmente funciona, pode ser espalhar em todas as direções, abrir novos espaços em instituições, até tornar possíveis mudanças no seu trabalho, com clientes, em situações na universidade e daí por diante. É uma maneira de sair da camisa de força de um assalariado, de um cidadão-consumidor.
Mas para pessoas com talentos específicos como designers gráficos, envolve uma responsabilidade real. Porque designers têm um papel importante em movimentos sociais, que é o tornar visíveis os objetivos de atividade em grupo, precisamente de modo a encorajar a continuação do processo.
O design num grupo ativista ou um movimento social sempre vai ser uma questão de tática, o que quer dizer trabalhar a partir de uma posição de fraqueza, onde você não tem as chaves para todas as portas e não pode ter planos estratégicos com uma visão muito ampla. Significa improvisar, encontrar materiais e expressões inesperados que possam auxiliar na liberação de um poder de colaboração que vai muito além dos objetos que você possa imaginar e construir.
O design em situações assim é um sucesso quando o designer desaparece e o usuário toma frente. É assim que tática de design tem um impacto social sem todos os recursos e estratégias de governo ou grandes corporações.
Então o que está por trás disso tudo? Por que uns malucos usam todo o seu tempo livre fazendo algo pelo qual não serão pagos e onde ainda tendem a desaparecer, não como indivíduos, mas como estrelas e assinaturas?
O negócio é que isso pode mudar a sua vida. Pode te ensinar o significado de responsabilidade, te tirar da sua redoma e te jogar em situações de colaboração social e confronto. É isso que queremos dizer com design gráfico politicamente engajado, ou pelo menos esse é o começo da história de alguma forma.
De Brian Holmes, Sandy Kaltenborn, Tony Credeland , extraído de “Design is not enough” publicado no Declarations of [inter]dependence e simpósio de design "the im[media]cy" que aconteceu em Montreal, Québec, Canada, na semana de 22 a 28 de outubro, 2001.
Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai reunir, em agosto, durante o Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes (Semarc), executivos como Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding; Charles Bezerra, diretor-executivo do GAD Consultoria; André Matarazzo, sócio-diretor da Gringo Agência Interativa; Pedro Cabral, presidente da Agência Click e Max Petrucci, presidente da Agência Garage Interactive Marketing. O objetivo é conhecer de perto as novas gerações do marketing via Internet, movido à interatividade, colaboração, campanhas virais, sustentabilidade, comunidades virtuais e estratégias de construção de marca.
Clique aqui e saiba todas as informações sobre este evento.
Encontro de Blogueiros Publicitários
Evento irá reunir os principais blogueiros e publicitários do país para discutir as últimas tendências do mercado de comunicação e internet
Clique aqui e saiba todas as informações sobre este evento.